O líder e vocalista dos James, Tim Booth, deverá abandonar a banda britânica após a digressão de «Pleased To Meet You», a qual vai passar por Lisboa a 23 de Novembro.
Num depoimento que se pode ler no site oficial dos James, Tim Booth sublinha que deseja sair enquanto a banda está no topo da carreira: «Quero deixar boas recordações sabendo que estou orgulhoso de quase tudo o que fizemos».
«Após muitas deliberações, achei que chegou o momento de abandonar os James. Quando começámos, tínhamos decidido tocar um ano e ver como corria. Se alguém me dissesse que íamos durar 20 anos ter-lhe-ia perguntado que tipo de drogas andava a tomar», explica Booth.
Na mesma declaração ao site, Tim Booth adianta que está a preparar uma longa-metragem e que espera dar workshops de criatividade, sendo que as novidades da sua carreira a solo poderão ser acompanhadas em www.timbooth.net (a ser inaugurado em Dezembro).
A concretizar-se a saída de Booth, a crise nos James acentua-se, uma vez que a banda está sem editora desde que a Mercury Records decidiu não renovar o contrato que unia as duas entidades.
Formados em 1982 em Manchester (Inglaterra), os James são liderados desde sempre por Tim Booth e ao longo da sua carreira criaram alguns dos temas mais conhecidos da pop da última década como «Sit Down», «Laid» e «Born Of Frustration».